Parque Cultural Quinta da Paina, nosso querido PCQP.
Nas terras onde a arte floresce e a cultura se entrelaça com a natureza, ergue-se o Parque Cultural Quinta da Paina. Esta iniciativa não é apenas um capítulo na história de Yann Ziegler, mas uma jornada natural que nasceu da profunda conexão da família com a arte, a cultura e as terras aonde fica localizada a Quinta da Paina.
A visão audaciosa de Yann, alinhada com sua convicção de que a arte tem o poder de transformar perspectivas e inspirar mudanças, deu origem a esse ponto cultural em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em 4 de março de 2023, o PCQP abriu suas portas, não apenas como um espaço de exposição das obras engajadas de Yann Ziegler, mas como um polo de estímulo cultural, uma fusão de arte, educação e natureza.
Uma Sinfonia de Arte e Natureza
No coração do Parque Cultural Quinta da Paina, a arte encontra sua alma gêmea na natureza exuberante que o circunda. Yann acredita que a interseção entre obras e o ambiente natural é mais do que estética; é uma poderosa ferramenta de sensibilização ambiental e cultural.
A proposta é proporcionar aos visitantes uma experiência transformadora, onde a apreciação da arte se mistura organicamente com a conexão com a natureza. Aqui, cada caminho é um convite à reflexão, despertando a consciência sobre importantes questões sociais, culturais e ambientais.
Um Refúgio para a Transformação Cultural
O Parque Cultural Quinta da Paina transcende a definição de um simples espaço de arte. É um refúgio para famílias que se reúnem em tardes de oficinas de arte e recreação, amigos que compartilham piqueniques sob a sombra de árvores centenárias, e escolas que trazem seus estudantes para vivenciar dias de imersão em arte, cultura e natureza.
O Parque Cultural Quinta da Paina é santuário de experiências onde a arte e a natureza entrelaçam-se para moldar uma nova perspectiva, inspirando uma comunidade a abraçar um mundo mais sustentável e culturalmente enriquecido.
Agende uma visita e viva em um universo interconectado de experiências artísticas e natureza, onde as obras se entrelaçam como células vivas, formando a essência do nosso espaço cultural. No PCQP as obras são expostas em um formato que nomeamos células pois acreditamos em sua existência para a harmonia do organismo coletivo. Na foto ao lado é possível ver, ao fundo, parte de uma das células do Parque Cultural Quinta da Paina.