AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: A Ser(pente)
TÉCNICA: Mista – Plástico e metal
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 4cm
L= 673cm
P= 8cm
DATA: 25/08/2020
PESO: 2.940g
A Ser(pente) é uma obra interativa composta por nada menos do que 526 pequenos pentes de plástico coloridos, conhecidos como “pente de bolso”. No momento em que o interagente aciona a manivela e faz com que a serpente de 6,73m se mova, ele está fazendo uma brincadeira com a serpente do paraíso.
A Ser(pente) é uma obra interativa composta por nada menos do que 526 pequenos pentes de plástico coloridos, conhecidos como “pente de bolso”. Esses pentes são reunidos em grupos de 10 e de 9 unidades que são intercalados nos seus extremos e unidos entre si por um fino arame de metal. Esses agrupamentos de pentes vão se sucedendo até que forme toda a serpente, num comprimento de 6 metros e 73 centímetros. Conforme vai se aproximando para a cauda da serpente, esses agrupamentos vão tendo menos unidades até que o final da cauda é composto por apenas um pente. A cabeça da serpente é feita de pentes maiores, com cabo, todos verdes, mas igualmente justapostos e unidos por um fino arame. Essa serpente está suspensa em uma estrutura metálica branca, à qual se une por finos fios de nylon quase que imperceptíveis. Todos esses fios estão ligados a um sistema que gira com o acionamento de uma manivela que está logo abaixo. No momento que esse sistema gira, ele faz com que a serpente se ondule como se estivesse rastejando.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Geocentrismo Pendular
TÉCNICA: Mista – Metal e cordão
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 100cm
L= 14cm
P= 5cm
DATA: 27/07/2020
PESO: 1.100g
Muito embora essa obra traga em seu título a palavra geocentrismo, ela não faz apologia à teoria astronômica que considera a Terra fixa no centro do Universo, com todos os outros corpos celestes orbitando ao seu redor. O que essa obra fala é sobre a teoria que diz que todo pêndulo em repouso aponta para o centro da terra, seguindo a lei da gravidade. O objeto que compõe essa obra dá satisfatório testemunho dessa apologia.
Essa obra é constituída por uma argola de ferro aparente de 10 centímetros de diâmetro, na qual está presa uma mandíbula também de ferro aparente. Essa mandíbula de ferro pende um cordão de algodão branco que desce por 90 centímetro, na ponta do qual há um peso de metal cromado com pequenas marcas de ferrugem, com 7 centímetros de comprimento e 4 centímetros de diâmetro, formando, assim, um pêndulo.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: A Alquimia da Gratidão
TÉCNICA: Mista – Madeira e metal (com iluminação)
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 72cm
L= 30cm
P= 28cm
DATA: 16/08/2019
PESO: 3.000g
“Os estudos do psicólogo Abraham Maslow apontam que a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar o que se possui, ela faz com que os indivíduos gratos alimentem menos a ansiedade por aquilo que não têm ou por aquilo que desejam ter. Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.” (Michael Heim)
Essa obra exibe um tubo de metal pintado de vermelho com 30 centímetros de altura e com 7 centímetros de diâmetro. Esse tubo está 20 centímetros acima da base de madeira envernizada, separada desta por duas hastes também de metal. Pelo interior deste passam vários arames bem finos e todos emaranhados entre si. Esses arames emaranhados se depositam fartamente entre o tubo e o pedestal de madeira. Dentro do tubo há uma luz azul que, quando acesa, ilumina esse emaranhado de arame, dando a eles um belo aspecto azulado com nuances do cromado.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Nosso Tempo, Nossas Vidas
TÉCNICA: Mista – Madeira, metal e plástico
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 75cm
L= 30cm
P= 20cm
DATA: 06/05/2019
PESO: 4.000g
Em nosso tempo atual vivemos tão assoberbados de compromissos e responsabilidade que nos sentimos, angustiados e comprimidos, como se “o mundo estivesse em nossas costas”. E, muitas vezes, mesmo que se queira mudar nosso modo de vida na busca de melhores condições, não conseguimos tomar essa atitude porque nos sentimos presos a uma estrutura de ferro que nos limita o espaço, e dali não conseguimos sair. Mas apesar de tudo, vamos nos reinventando e nos superando porque, afinal, todos nós somos, acima de tudo, como uma fênix. Nossa resiliência nos permite sempre renascer das cinzas.
Essa obra tem como base um bloco em madeira aparente, envernizado, com 35 centímetros de comprimento por 25 centímetros de largura e 10 centímetros de altura. Afixado nesta base está uma coluna com 65 centímetros de altura, feita de latas de refrigerante e cerveja, amassadas e comprimidas, contidas por 4 barras de ferros redondos e aparentes, tendo na parte superior dessa coluna um globo terrestre com diâmetro de 8 centímetro, e sobre ele pousa uma pequena fênix dourada, de 4 centímetros de altura.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Grande Lógica
TÉCNICA: Mista – Madeira, metal, tecido e tinta acrílica
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 112,5cm
L= 39cm
P= 42,5cm
DATA: 16/09/2017
PESO: 17.600g
Essa obra discursa sobre a indispensável união das raças para bem da evolução da humanidade. As fitas, cada uma representa as raças humanas em suas respectivas cores de peles. Assim temos as raças branca, negra, amarela, parda e os peles vermelhas. A máquina dourada representa a tomada de consciência do ser humano. Dourada por representar uma atitude nobre que é a de unir todas as raças. Depois dessa atitude nobre, as raças, agora unidas, passam a demandar sentimentos e comportamentos igualmente nobres, ou seja, a partir daí os humanos passam a ter atitudes de amor, perdão, fé, respeito e fraternidade, dentre outras tantas. Com isso demonstramos a imperiosa necessidade de união entre todos os humanos, independentemente de raça, para que possamos evoluir na escalada do bem.
Essa obra é composta de um pequeno bidê antigo, usado junto às cabeceiras das camas, com 39 centímetros de largura por 42,5 centímetros de profundidade, com quatro pés finos, igualmente de madeira, com 25 centímetros de altura. Sobre esse bidê, e afixado a ele, está uma janela de demolição, também em madeira, tipo veneziana. Todo esse conjunto de madeira é pintado na cor azul turquesa. Sobre o bidê há uma máquina antiga de costura, em dourado. Do alto da janela, por entre as ripas da veneziana, de diferentes lugares, saem 5 fitas de tecido, com 2 centímetros de largura cada, nas cores branco, preto, amarelo, pardo e vermelho. Todas essas fitas pendem em direção à maquina de costura que está localizada abaixo. Elas se unem quando chegam na agulha de costura da máquina, e dali seguem unidas e se depositam na gaveta aberta do bidê logo abaixo. A partir do ponto em que elas seguem unidas estão bordadas as palavras amor, perdão, fé, respeito, fraternidade.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Universo Onipresente
TÉCNICA: Mista – Metal, vidro, tecido, madeira, trama vegetal, plástico, tinta esmalte e iluminação bivolt
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 82,5cm
L= 39,5cm
P= 48cm
DATA: 13/07/2017
PESO: 5.780g
Esta obra aborda a visão transcendental de que tudo no Universo está interligado, e de que tudo tem influência sobre tudo. Nada está sozinho, assim como nada é para sempre, já que tudo está em constante transmutação do sentido da evolução. O ovo, símbolo de vida, está no ninho, símbolo de surgimento. Esse ovo, por ser iluminado, irradia sua luz por todo o globo de vidro, que é o Universo. Então, essa luz que emana da vida (ovo), se irradia igualmente por todo o Universo.
Essa obra é constituída de uma clássica cadeira de metal tubular branco, com o acento em estofado azul escuro. Sobre esse estofado está apoiado um globo de vidro transparente, com 30 centímetros de diâmetro, dentro do qual há um ninho natural de passarinho contendo um ovo igual ao de galinha, de plástico branco, com uma luz incolor no seu interior.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Escravo do Ontem, Senhor do Amanhã
TÉCNICA: Mista – madeira, vidro, tinta esmalte, plástico e iluminação
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 98cm
L= 21cm
P= 7cm
DATA: 26/03/2017
PESO: 4.190g
Existem duas leis básicas que regem o universo: a Lei do Livre Arbítrio e a Lei da Causa e Efeito. O homem, como parte deste Universo, não escapa dessas máximas. Por isso, o nosso hoje é feito de um misto entre as imposições advindas dos nossos atos de ontem e as livres decisões que tomaremos hoje, as quais gerarão efeitos no amanhã. Assim, o ontem, agora envelhecido e apoiado em sua bengala, suporta suas penas enquanto olha, à sua frente, a luz fosforescente que ilumina o amanhã por onde trilhará e, obrigatoriamente, colherá os frutos daquilo que hoje fora livre para plantar.
Essa obra é uma caixa de madeira aparente escurecida, com seu interior pintado na cor prata, tendo sua parte frontal de vidro transparente, com 98 centímetros de altura, 21 centímetros de largura e 7 centímetros de profundidade, exposta verticalmente. Dentro desta caixa de madeira com frente de vidro há uma bengala de formato clássico, de madeira também escura, com 90 centímetros de comprimento. Atrás desta bengala há uma fita de pequenas luzes em led, na cor azul, que, quando acesas, emprestam ao interior prata da caixa uma cor azulada, dando ideia de profundidade.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Lágrimas Tardias
TÉCNICA: Mista – Madeira, vidro, espelho, tinta esmalte e iluminação
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 21,5cm
L= 100cm
P= 30cm
DATA: 23/01/2017
PESO: 11.980g
O ser humano, às vezes por interesses escusos, outras vezes por pura irresponsabilidade, acaba matando a Natureza. Porém, no momento em que ele agride e mata a Natureza que lhe garante a sobrevivência nesse planeta, ele também, aos poucos, está se matando. É um lento suicídio... Por isso que o caixão fúnebre se encontra revestido por espelhos em sua face interna, onde está a Natureza que fora vítima do ser humano. Quando esse ser humano, verdugo da Natureza, se aproxima do féretro para espiar sua vítima, ele vê sua imagem nos espelhos internos: é como se ele também estivesse ali dentro, junto com a Natureza que ele matou!
Essa obra é constituída de um caixão fúnebre, em madeira, na cor preto fosco, com 1 metro de comprimento por 30 centímetros de largura e 21,5 centímetros de altura. A tampa é de vidro transparente e todo o seu interior é revestido de espelhos. Dentro dele há uma pequena árvore seca
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Fonte dos Sonhos Líquidos
TÉCNICA: Mista
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 32,5cm
L= 32,5cm
P= 9,5cm
DATA: 03/09/2016
PESO: 1.000g
Essa obra trabalha uma abordagem sobre o desperdício de água no planeta. O desperdício de água pode ser gerado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos (deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, ou tomar banho muito demorado) ou por parte das grandes empresas. As indústrias e empresas de agronegócios do país são responsáveis por mais de 70% do consumo de água. Os impactos do desperdício da água são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca. Por isso o apelo dessa obra: vamos todos cuidar da água do nosso planeta; nossa sobrevivência depende diretamente dela.
Essa obra é composta por uma bacia de aloçado, na cor branco, com 32,5 centímetros de diâmetro e 9,5 centímetros de profundidade. Dentro desta bacia, em seu terço superior há uma torneira de metal dourado. Dessa torneira, como se fosse uma gota d’água, há, dependurado por um curto barbante, um objeto de louça branca, cilíndrico, de 10 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro. No fundo da bacia, a partir da torneira até a borda inferior dela, há um triângulo em mosaico de vidro azul.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: O Avesso da Fome
TÉCNICA: Mista
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 79,5cm
L= 56,5cm
P= 32cm
DATA: 11/12/2016
PESO: 10.650g
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) calcula que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo – cerca de 1/3 do que é produzido globalmente. Essa obra faz uma abordagem crítica dessa problemática mundial que cresceu muito nos últimos dois anos, alcançando quase 10% da população. É um grito de alerta para que todos nós façamos nossa parte cuidando da compra e consumo racional de alimentos. Aquilo que desperdiçarmos certamente faltará para outra pessoa.
Esta obra é construída em uma base de madeira pintada de preto de 56,5 cm de largura por 32 cm de profundidade e 7cm de altura. Nesta base há um vidro de para-brisa, de um formato que lembra um triângulo retângulo, com a ponta superior arredondada. Atrás deste vidro, ao centro da base preta, há uma pilha de grãos de arroz com alguns grãos de feijão, acumulados. Acima desta pilha recai uma panela de alumínio com alças pretas, vazia. Entre essa pilha e o vidro encontram-se 4 talheres, em pé, em pedestais pretos que sobem em diferentes alturas da base preta. Os talheres são um garfo de jantar, uma colher de sopa, um garfo de sobremesa e uma colher de chá. Todos eles prateados, com um pouco de ferrugem, e com acabamento de adereços nos cabos.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Discurso Inconcluso
TÉCNICA: Mista – Madeira e metal
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 133cm
L= 31cm
P= 8cm
DATA: 22/06/2015
Essa obra contempla aqueles discursos vazios, que não chegam a nenhuma conclusão muito embora seu orador, muitas vezes, se prolongue em palavras e expressões de efeito, mas sem nenhum fundamento útil. Refere-se àquele que muito fala e nada diz.
Esta obra tem como base uma folha de janela de demolição, tipo persiana, em madeira nua porque a pintura fora removida, de 1,33 m de altura por por 31 cm de largura. No terço superior dessa janela veneziana há um objeto de metal cromado, que já fora uma válvula para descarga de vaso sanitário, no formato levemente trapezoidal, com uns 5cm de espessura. Esse objeto tem um furo no centro, onde antes se localizava o botão de acionamento da descarga. Desse orifício sai uma estreita chapa de metal aparente, inicialmente da largura do orifício de onde ela surge, e depois vai-se alargando levemente na medida que desce pela superfície da janela, formando como se fosse umas ondas de água, até quase na base da obra.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Horas Anônimas
TÉCNICA: Mista – Madeira, metal e tinta acrílica
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 121cm
L= 34cm
P= 7cm
DATA: 21/06/2015
Chamo de anônimas todas aquelas horas que supostamente foram vividas em vão, as quais em nada acrescentaram na vida. Assim como não tenho como dar um título a uma redação que não foi escrita, não tenho como nominar um momento que não considero ter vivido. Por isso essas horas são anônimas.
Essa obra foi executada sobre uma janela de demolição, em madeira, no tamanho 1 metro e 21 centímetros de comprimento por 34 centímetros de largura, na cor amarelo lixado, de forma que, em partes aprece mais a madeira nua, em outras a tinta amarela lixada, e é exposta verticalmente. Sobre essa janela está afixado, na parte superior, um objeto redondo em ferro envelhecido aparente, com diâmetro de 8 centímetros. Dele sai um fino metal cromado que desce até a parte inferior da janela. Antes do fim deste metal longilíneo, está sobreposto um ralador de legumes usado em cozinha, em alumínio aparente.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: O Lento Colapso das Opressividades Ocultas
TÉCNICA: Mista – Madeira e metal de descarte
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 30,5cm
L= 47cm
P= 8,5cm
DATA: 30/10/2014
Existem em nossa sociedade muitas “leis” que, embora não escritas, nos coagem a segui-las, criando uma certa opressividade comportamental, a qual chamarei de oculta porque não está escrito em lugar nenhum, embora seus efeitos sejam por nós sentidos. Darei como exemplo dessas opressividades ocultas a moda, dentre tantos outros que poderiam ser citados. Muitas vezes já nos sentimos deslocados em um determinado grupo porque estávamos vestindo roupas consideradas em desuso. Então isso nos oprimia. Porém, ultimamente, observa-se que essas “leis não escritas” estão sendo deixadas de lado, fazendo com que as pessoas possam ter o comportamento social que melhor lhes convier, sem abalo à sua dignidade e com respeito à sua escolha.
Esta obra é construída em uma gamela oval, exposta no sentido horizontal, de madeira e com marcas de uso pelo tempo, de 30,5cm de altura por 47cm de largura. Ao centro há um martelo de bater bife, também na horizontal, com cabo de madeira quebrado em lasca perto da sua parte superior. Tanto o cabo quanto o martelo em si apresentam marcas de uso. Abaixo do cabo quebrado há 3 pregos romanos, ou cravos, fixados na base da gamela. Saindo da parte superior da gamela, fixando-se na parte inferior, há uma rede de arames, como uma tela, que passa sobre o martelo e seu cabo quebrado.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Reminiscência
TÉCNICA: Mista
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 110cm
L= 35cm
P= 25cm
DATA: 30/10/2014
Quando se vê correntes e troncos geralmente nos transportamos aos infelizes tempos da escravidão. Nessa obra, nos reportamos, sim, à escravidão, porém não à escravidão de pessoas, mas a não menos infeliz escravidão de sentimentos aos quais nós mesmos nos submetemos. Falo daqueles sentimentos perniciosos que habita os recônditos de nossa alma, os reconhecemos e temos consciência de seus malefícios à nossa pessoa, só que não conseguimos nos libertarmos deles. É, portanto, uma autoescravidão. É algo ao qual nos prendemos com correntes psicológicas às quais não temos suficiente força para quebrá-las.
Essa obra é composta por um tronco de madeira já bastante desgastado pelo tempo, de 1 metro de altura por 18 centímetros de largura com 8 centímetros de profundidade. Esse tronco está apoiado diretamente sobre um suporte igualmente de madeira de 45 centímetros de largura por 30 centímetros de profundidade, com espessura de 10 centímetros. No tronco existem dois furos transversais de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro, através dos quais passa uma corrente prateada que se entrelaça no tronco, tendo um cadeado dourado que une as duas pontas da corrente na porção inferior da escultura. Com exceção da corrente prateada e do cadeado dourado, toda obra é na cor de madeira envelhecida.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Tudo Advém do Todo
TÉCNICA: Mista – Argila, madeira, vidro e plástico
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 35cm
L= 13,5cm
P= 26cm
DATA: 18/11/2021
PESO: 3.860g
É do Universo absoluto, é dessa luz maior que advém todas as coisas e seres que existem. Essa luz que sempre existiu sem ter sido criada, e sempre existirá, é o Todo emanente, e tudo o que existe no Universo é centelha emanada desse Todo.
Essa obra é composta de um tijolo em sua cor natural, medindo 22 centímetros de altura, 16 centímetros de profundidade e 10 de largura. Esse tijolo está apoiado em uma estrutura de madeira em cor natural, envernizada, de 10 centímetros de altura. Na parte inferior de uma das faces menores do tijolo, existe uma pequena torneira plástica branca. Abaixo desta torneira, é colocado um copo de vidro transparente de 8 centímetros de altura, dentro do qual há vários pequenos cacos de tijolo.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Conceitos de Vida
TÉCNICA: Vidro e água
CATEGORIA: Objeto Arte (díptico)
DIMENSÕES: A= 17cm
L= 35,5cm
P= 16,5cm
DATA: 06/01/2021
PESO: 2.730g
Dois aquários de vidro, cada um contendo um copo de vidro. Um deles está cheio de água, no entanto o copo está vazio; o outro está vazio, ao passo que o copo de seu interior está cheio. Eis a obra representada. Então, considerando simbolicamente ser o aquário a nossa existência, e ser o copo a nossa pessoa, temos a faculdade de optarmos por sermos plenos ou vazios dentro dessa nossa existência. Nós é que daremos um conceito à nossa vida.
Essa obra exibe dois aquários de vidro transparente, em forma de globo, com diâmetro de 15 centímetros, cada um contendo um copo também de vidro transparente com 18 centímetros de altura e 7 centímetros de diâmetro. Um dos aquários está cheio de água, no entanto o copo de seu interior está vazio; inversamente, o outro aquário está vazio, ao passo que o copo de seu interior está cheio. Esses dois conjuntos de objetos de vidro estão exibidos um ao lado do outro.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Convites para o Amanhã
TÉCNICA: Mista – Madeira, sementes de guapuruvu, plástico e metal
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 107cm
L= 12,5cm
P= 12cm
DATA: 31/08/2021
PESO: 1.700g
Tudo aquilo que hoje nos traz uma perspectiva para o amanhã, na verdade é um convite para vivermos o amanhã. Essa obra exibe uma porção de sementes de guapuruvu contidas em uma rede. Se plantadas, teremos árvores amanhã. As sementes estão nos convidando para vivermos o amanhã.
Essa obra é constituída por uma tábua de madeira nua envelhecida, severamente carcomida pelas intempéries, com 1metro e 7 centímetros de altura e com 12 centímetros e meio de largura, exposta no sentido vertical. Na parte posterior desta tábua há um dispositivo metálico, sem pintura, que prende uma fita plástica incolor que desce ao longo da tábua até a parte inferior dela, onde está amarrada uma rede de barbante em forma de bolsa, de cor amarelo claro, dentro da qual há várias sementes de guapuruvu, de cor marrom. Logo abaixo dessa bolsa de rede contendo as sementes existe um coador de cozinha em alumínio aparente, como se servisse de apoio à bolsa, porém sem tocar nela.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Dança dos Delírios
TÉCNICA: Mista
CATEGORIA: Escultura
DIMENSÕES: A= 104cm
L= 60cm
P= 26cm
DATA: 17/08/2011
Todos nós temos na vida algo que nos move, algo que nos causa a maior alegria em interagir com ele, seja lá da forma que for... Ou seja, sempre temos algo que nos causa delírio! Então, a ele nos dedicamos com todas as nossas forças, porque isso nos dá prazer, nos traz satisfação; tornamos aquilo o centro emocional de nossa vida. É como se passássemos a vida dançando com ele. Porém, temos que tomar cuidado para não nos machucarmos com isso, porque aquilo que tanta satisfação nos dá, também pode esconder algo que venha nos ferir
Essa obra foi feita a partir de uma fatia de um grosso tronco de árvore, mais precisamente de um eucalipto, com diâmetro em torno de 90 centímetros na parte maior e 50 centímetros na parte menor. Essa fatia de tronco tem a espessura em torno de 8 centímetros e está afixada através de um ferro de 30 centímetros de comprimento sobre um suporte também de madeira com 20 centímetros de largura, 30 centímetros de comprimento e 12 centímetros de altura. No meio dessa fatia de tronco há uma abertura de forma retangular, formando como se fosse uma janela aberta, com 60 centímetros de altura por 40 centímetros de largura. Dentro dessa abertura, apoiado sobre a superfície inferior, há um ovo de galinha em plástico, e, apoiado sobre esse ovo há uma sandália feminina na cor vermelha. A obra tem a predominância da cor de madeira pura, exceto o ovo que tem a cor gris e a sandália que é vermelha.
AUTOR: Yann Ziegler
TÍTULO: Mista – Madeira, metal e osso
TÉCNICA: Mista
CATEGORIA: Objeto Arte
DIMENSÕES: A= 53,5cm
L= 30cm
P= 8cm
DATA: 14/05/2014
Para mim, chave não serve par fechar portas; para mim, chave simboliza aberturas de portas, descobertas de horizontes... Todas as indagações que temos sobre nós e sobre nossas origens enquanto ser humano, são incógnitas para as quais já existem as respostas. E essas respostas nós a teremos na medida que formos evoluindo como seres inteligentes. Portanto, chegará o dia em que teremos as chaves para abrir todas as portas, para desvendarmos todas a incógnitas de nossa existência.
Esta obra tem como base uma gamela de madeira alaranjada, de forma oval no sentido vertical, já com marcas de uso pelo tempo, de 53,5 cm de altura por 30 cm de largura. No centro dessa gamela encontra-se um osso bovino com 23 centímetros de comprimento, de clássica aparência, com sua cor natural, fixado no sentido vertical por duas alças de arame. Em sua volta há, pendendo da gamela, aproximadamente 40 chaves comuns, com acabamento de metal.